Modelagem de equipamentos eletrônicos
Esta linha de pesquisa trada da modelagem de mecânica dos fluidos computacional (CFD - Computational fluid dynamics) para realizar a modelagem térmica dos equipamentos eletrônicos, mais especificamente inversores fotovoltaicos e nobreaks. Dentre os principais objetivos estão: garantir que todos dispositivos operem dentro de limites seguros (controle de temperatura dos dispositivos), dimensionamento e posicionamento dos ventiladores e otimização geométrica dos dissipadores. Os resultados das simulações geram recomendações teóricas que são avaliadas pelas equipes do projeto e posteriormente experimentadas em laboratório. Os estudos até então realizados já contribuíram com importantes recomendações a respeito do tamanho dos dissipadores e posicionamento dos ventiladores, melhorando o desempenho dos equipamentos e reduzindo custos de fabricação
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Numerical study on natural, forced and mixed convection of a hybrid
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Energias renováveis
Esta linha de pesquisa atua basicamente sobre duas frentes: a) Dispositivos de conversão de energia das ondas oceânicas em energia elétrica onde é estudado o princípio de funcionamento dos dispositivos conversores do tipo Coluna d’água Oscilante e galgamento, buscando-se o desenvolvimento de equipamentos dimensionados para as condições de maré do litoral brasileiro, viabilizando desta forma a instalação destes equipamentos na costa brasileira.
b) Turbinas eólicas dos tipos Savonoius, Darrieus e Wells são experimentadas no laboratório e modeladas numericamente com o uso de ferramentas de CFD.
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Overtopping device numerical study: Openfoam solution verification
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Teoria Constructal
Esta linha de pesquisa visa a aplicação da Teoria Constructal na solução de problemas de otimização em engenharia. Esta Teoria vem sendo utilizada em diversas áreas da ciência buscando sempre prever, de forma determinística, a evolução de sistemas animados e inanimados. A Teoria Constructal afirma que um sistema de dimensões finitas, onde existe fluxo, para persistir no tempo (sobreviver), sua configuração deve evoluir de tal forma que propicie o mais fácil acesso às correntes que escoam através dele.
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Thermal analysis of tubular arrangements submitted to external flow using constructal theory
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Fabricação de compósitos por injeção de resina
Esta linha de pesquisa é originária de uma parceria de longa data com o Prof. Sandro Campos Amico da UFRGS. Atividades nesta linha vêm sendo desenvolvidas desde 2005 e já resultou em um grande número de publicações, dissertações e teses defendidas. Nesta linha é estudado o avanço da resina no interior de um molde fechado e preenchido com um reforço fibroso. Entre os tópicos abordados nesta linha de pesquisa, destacam-se a determinação da posição da resina em função do tempo no interior do molde, a identificação de regiões onde possam ocorrer a formação de vazios, o posicionamento correto dos pontos de injeção e saída da resina, o tempo de preenchimento do molde e a determinação das permeabilidades no plano e transversal dos reforços.
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Numerical evaluation of the transverse
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Análise termoeconômica de plantas de potência
Nesta linha de pesquisa busca-se simular termodinamicamente, levando em consideração os conceitos de energia e de exergia (1ª e 2ª leis da termodinâmica), e avaliar a viabilidade econômica de diferentes configurações de plantas de potência. Assuntos como reaproveitamento de calor residual de motores marítimos, cogeração, ciclos combinados, ciclo binário, ciclo Kalina e ciclo orgânico de Rankine são temas de interesse nesta linha de pesquisa. Nesta linha de pesquisa são aplicados preferencialmente softwares de código aberto ou gratuitos.
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Binary Vapor Cycle for Waste Heat Recovery from Marine Engine Exhaust
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Fluidodinâmica computacional aplicada a propulsão marítima
Nesta linha de pesquisa busca-se obter o desempenho de cascos de embarcações navegando em águas calmas e sob condições adversas de mar, além do desempenho de hélices em testes de água aberta. A simulação autopropelida de embarcações (acoplamento casco e hélice) e a avaliação de dispositivos para a economia de energia propulsiva (ESDs – energy saving devices) também são assuntos de interesse nesta linha de pesquisa. Nesta linha de pesquisa são aplicados preferencialmente softwares de código aberto ou gratuitos.
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A Parametric Study on Air Lubrication for Ship Energy Efficiency |